terça-feira, 13 de agosto de 2013

Consumo crônico de maconha prejudica função sexual
por Danilo Baltieri

Um homem que faz uso de maconha há mais de 30 anos pode ter seu desejo sexual comprometido? Esse usuário terá mais dificuldade para engravidar uma mulher?

Resposta: O consumo crônico de cannábis tem sido associado com algumas alterações hormonais, como redução da concentração sangüínea de testosterona e hormônios hipofisários. Em alguns estudos já realizados, o uso crônico de maconha tem também sido associado com a redução na produção de espermatozóides, embora sem forte evidência científica de infertilidade relacionada, bem como redução do tamanho da próstata.

Em mulheres, o uso crônico dessa substância tem sido associado com ciclos menstruais anovulatórios. De qualquer forma, essas alterações induzidas pelo consumo pesado e crônico de maconha parecem ser reversíveis com a cessação do uso.

Estudo associa abuso de maconha com prejuízos ao orgasmo e à excitação sexual (função erétil)

Em um grande estudo epidemiológico realizado em 2004 (Johnson et al., 2004), que pretendeu avaliar o relacionamento entre abuso de álcool e de outras substâncias com disfunções sexuais, o abuso de maconha foi associado com prejuízos do orgasmo e da excitação sexual (função erétil). Nesse estudo, contudo, não houve associação com redução do desejo sexual.

De qualquer forma, o consumo crônico de maconha é prejudicial para a função sexual. No entanto, sempre se devem considerar tanto a variabilidade individual quanto a presença de outros problemas médicos e psiquiátricos concomitantes.

Abaixo, forneço a referência do estudo citado.
Johnson SD, Phelps DL, Cottler LB. The association of sexual dysfunction and substance use among a community epidemiological sample. Arch Sex Behav 2004;33(1):55-63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog