quarta-feira, 23 de março de 2011

Califórnia rejeita proposta de legalização da maconha

Califórnia rejeita proposta de legalização da maconha

Estado americano votou contra medida que permitiria comércio e consumo da droga



A proposta de legalização do cultivo, comércio e consumo da maconha no Estado americano da Califórnia foi rejeitada nesta terça-feira (2) em um referendo popular, realizado de forma conjunta com as eleições legislativas de meio mandato nos Estados Unidos.

A Proposta 19, que igualaria a droga ao cigarro e ao álcool no Estado, foi rejeitada por 57% dos eleitores, enquanto 43% dos moradores foram favoráveis à medida, de acordo com as projeções mais recentes. A Califórnia já permite a venda da maconha para fins medicinais.
Os defensores da legalização da maconha argumentaram durante a campanha que essa seria uma forma eficaz de combater o tráfico de drogas e de criar um inovador negócio. Outro argumento dos favoráveis à descriminalização foi a possibilidade de gerar uma grande fonte de arrecadação de impostos no Estado, conhecido pelo bilionário déficit fiscal.
A eventual aprovação da lei havia sido criticada pelos presidentes da Colômbia e México, que temiam o impacto em seus países - produtores de maconha ilegal - e na política antidrogas de Washington em relação ao exterior.
A campanha a favor da legalização da maconha arrecadou mais de R$ 7 milhões (US$ 4,2 milhões) de doadores tão diversos como o investidor de origem húngara George Soros e os co-fundadores da rede social Facebook, Dustin Moskovitz e Sean Parker.

  
 

Um comentário:

  1. Claro qua os presidentes da Colômbia e do México iriam criticar, legalizando eles não poderiam mais traficar para os EUA, pois seria vendido e plantado nos EUA. Assim desmantelaria o crime nesses países que vendem para os EUA Isso é tão óbvio

    ResponderExcluir

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog