segunda-feira, 28 de março de 2011

Considerações Gerais sobre Maconha

Considerações Gerais
A maconha, derivada da planta indiana Cannabis sativa, tem sido utilizada por mais de 60 milhões de americanos, incluindo 13% daqueles entre as idades de 12 e 17 anos. A droga geralmente é fumada, mas pode ser ingerida também por via oral.

O principal componente psicoativo é o 19-tetraidrocanabinol (THC). Após ter sido fumada, seus efeitos ocorrem em segundos ou minutos, com pico máximo em meia hora, e desaparecem em aproximadamente três horas. Após a administração oral, o início de ação é mais lento, mas os efeitos têm a duração de aproximadamente 3-5 horas.

Intoxicação

Os sintomas incluem euforia ou disforia, ansiedade, suspeita, risos inapropriados, distorção da sensação de tempo, retraimento social, comprometimento do juízo e os seguintes sinais objetivos: congestão conjuntival, aumento do apetite, boca seca e taquicardia.

Causa também uma hipotermia dose-dependente e discreta sedação. Freqüentemente utilizada com álcool, cocaína ou outras drogas. O tratamento da intoxicação habitualmente não é necessário. Pode causar despersonalização ou (raramente) alucinações.

Mais freqüentemente, causa um leve distúrbio delirante, usualmente persecutório, que raramente requer medicação. Em doses muito altas, pode causar um leve delirium com sintomas de pânico ou uma prolongada psicose por cannabis (pode durar até seis semanas). O uso crônico pode levar a ansiedade ou estados depressivos e síndrome apática amotivacional.

A dependência e a síndrome de abstinência são controversas - há, certamente, muitos indivíduos que abusam e apresentam dependência psicológica, porém a abstinência forçada, mesmo em usuários de altas quantidades, não causa de forma consistente uma síndrome de abstinência característica.

É considerada uma droga de entrada, que leva ao abuso de drogas mais pesadas. O teste de THC na urina é positiva por muitos dias após a intoxicação.

Há diversas reações adversas que podem ocorrer como resultado do uso da maconha e levar o indivíduo a buscar atenção médica. Tais reações são semelhantes àquelas que surgem após o uso de alucinógenos.

Pânico Agudo: Uma reação de pânico tende a ocorrer em usuários sem experiência que acham a perda do controle de seus pensamentos bastante assustadora.

Esses indivíduos podem ser algo paranóides, e seus pensamentos podem parecer desagregados. Seu temor mais freqüente é de que eles nunca "voltarão ao normal".

O tratamento consiste em reassegurar ao paciente que ele não está ficando maluco, que os sintomas foram causados por uma dose excessiva de maconha e desaparecerão em algumas horas. O uso de medicação psicotrópica é desnecessário.

Delirium: Após uma dose elevada de maconha, os pacientes podem ficar confusos e desenvolver sentimentos de despersonalização e desrealização, alucinações visuais e auditivas e ideação paranóide.

Essa síndrome é mais comum após a ingestão oral de maconha, talvez porque possa envolver doses mais elevadas de THC. O tratamento novamente consiste em reasseguramento e observação cuidadosa para que o paciente não venha a agredir terceiros ou a ferir-se.

Experiências Recorrentes com Drogas ou Flash-Backs: Embora mais comuns com os usuários de alucinógenos, flash-backs reminiscentes de experiências anteriores com maconha podem ocorrer durante alguns meses após a última dose da droga.

Os pacientes devem ser tranqüilizados de que esses eventualmente cessarão se eles permanecerem em abstinência à droga.

Abstinência: Leve dependência física foi descrita em indivíduos que utilizaram a droga cronicamente em doses muito elevadas. Os sintomas de abstinência podem incluir irritabilidade, insônia, sudorese, náuseas e vômitos. Não há necessidade de tratamento.

Fontes:
Manual de Emergências Psiquiátricas - 3a. Ed. - 1994
Manual de Psiquiatria Clínica - 1ª Ed. - 1992.

Porque Fumar Maconha se causa tanto mal ?

35 comentários:

  1. que artigo paia , porque fumar ? porque amo maconha , e daí vcs que se danem

    ResponderExcluir
  2. Também acho , que o artigo só fala mal, da nossa maconha, não gostei,

    ResponderExcluir
  3. é o cúmulo mesmo, o artigo é real , fala e prova os males até achei que pegou leve

    ResponderExcluir
  4. Cara , que porra é essa aí , tira esse artigo só fala mal a marijuana, desse jeito como vamos legalizar ?? cara to chapado pensei que era o site da maconha não vicia me ferrei

    ResponderExcluir
  5. Queria saber o dona Marisa Lobo se á senhora é a favor de criminalizar o usuário pode nos contar

    ResponderExcluir
  6. De forma alguma o usuário é um doente que precisa ser tratado, NÃO SOMOS A FAVOR DA CRIMINALIZAÇÃO DO USUÁRIO DE DROGAS somos a favor do tratamento, da reinserção social sou a favor da prevenção educação nas escolas, sou a favor do esclarecimento sobre malefícios de qualquer droga Lícita ou ilícita e da maconha é droga , e mesmo tendo algum benefício medicinal, não se aplica ao uso recreativo e pode viciar sim , e tudo que pode viciar sim, e causar danos a saúde não deve ser legalizado como foi o àlcool e o cigarro.

    ResponderExcluir
  7. Dona Marisa Lobo, você é a favor da criminalização do alcool e do cigarro?

    ResponderExcluir
  8. SOU contra a criminalização do USUÁRIO DE QUALQUER DROGA, ACREDITO NO TRATAMENTO, Sou a favor da informação e a educação, não é à hora de legalizar drogas, nosso país não está preparado, estamos agora aprendendo a enfrentar nossos problemas sociais, de saúde e segurança. Legalizar A DROGA SEM BASE SUFICIENTE E SEM PODER PARA COLHER OS CACOS, É BURRICE, MAS CRIMINALIZAR O USUÁRIO DE FORMA ALGUMA MUITO PELO CONTRÁRIO. E não adianta polemizar com isso, porque nossa campanha vai além disso. Todos nós somos de alguma forma pessoas, profissionais que tratam do dependente químico e sabe o que isso significa. Quem não é viciado não sabe, e nem poderia, pois não sente na pele, está na fase da paixão pela maconha, são normal, alguns nem se quer viciam, más perguntem para quem tem o vício como é sua vida, e respondam a si mesmos MARISA LOBO

    ResponderExcluir
  9. Dona Marisa, não enrola, a pergunta foi clara:

    VOCÊ É A FAVOR DE CRIMINALIZAR O ÁLCOOL E O CIGARRO?

    Não estou perguntado se a senhora é a favor de criminalizar USUÁRIOS. Estou questionando o motivo de usar critérios diferentes, afinal se a senhora trabalha realmente com dependentes químicos deve saber que o vício em álcool e tabaco é MUITO mais difícil de tratar que o hábito da cannabis.

    Gostaria também de saber qual é a posição da senhora quanto as drogas usadas com fins religiosos como o chá do santo daime.
    E pra finalizar, recentemente a ANVISA propôs proibir a venda de moderadores de apetite, qual a posição da senhora sobre o assunto.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ver a senhora explicar como a maconha funciona no organismo.

    hehehe
    thanks.

    ResponderExcluir
  11. NÃO ESTOU ENRROLANDO , já respondi não sou a favor de criminalização de nenhum usuário de nenhuma droga , e o álcool e o cigarro são drogas também, e não estamos pedindo em nossa campanha para criminalizar usuário de maconha, vocês é que estão forçando esse comentário. Hoje o usuário já não é criminalizado, por uso de drogas não conhece a lei?? deveria Lei de Tóxicos - Lei 11343/06 | Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas e define crimes.

    Parágrafo único. Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União. Art. 2o Ficam proibidas, em todo o território nacional, as drogas, bem como o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, ressalvada a hipótese de autorização legal ou regulamentar, bem como o que estabelece a Convenção de Viena, das Nações Unidas, sobre Substâncias Psicotrópicas, de 1971, a respeito de plantas de uso estritamente ritualístico-religioso.
    Parágrafo único. Pode a União autorizar o plantio, a cultura e a colheita dos vegetais referidos no caput deste artigo, exclusivamente para fins medicinais ou científicos, em local e prazo predeterminados, mediante fiscalização, respeitadas as ressalvas supramencionadas.

    ESTE SOU TOALMENTE A FAVOR

    Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. A LEI NÃO PENALIZA USUÁRIO DEVERIA LER NA ÍNTEGRA . ACHO QUE VOCÊ QUER DIZER SE SOU CONTRA A LIBERAÇÃO DO CIGARRO E DO ALCOOL?? SERIA ISSO POIS BEM seria se não fosse legalizado , respeito as leis . E NÃO MANIPULO DE FORMA ALGUMA SEU CONTEÚDO , A MACONHA SERÁ PORTA DE ENTRADA PARA A LEGALIZAÇÃO DO CRACK ISSO QUEREMOS EVITAR IR ALÉM. REPONDIDO

    Quanto as drogas para fins religiosos, sou totalmente CONTRA .Droga é droga e não pode ser usada para fins religiosos religião não tem nada haver com droga.

    Quanto aos moderadores de apetite, sou também contra pois fazem efeito contrário, engordando a pessoaa, além de provacar alterações e induzir a esquizofrenia já tive paciêntes que desencadearam esquizofrenia por causa dos moderadores de apetite.

    Não é só a maconha que fáz mal, outras drogas também, mas a MACONHA É UMA DELES E NÃO DEVE SER LEGALIZADA . RESPONDIDO

    ResponderExcluir
  12. Olá Marisa. Fico feliz que estejamos pelo menos conseguindo dialogar.
    Eu conheço muito bem a lei. A lei é falha, não vou gastar sua paciência discutindo os pormenores dela (pelo texto que a senhora colou ai em cima álcool e tabaco deveriam ser proibidos).
    Novamente gostaria de frisar que NÃO PERGUNTEI SE A SENHORA É A FAVOR DE CRIMINALIZAR O USUÁRIO.
    Eu não gostaria de dizer "ACHO QUE VOCÊ QUER DIZER SE SOU CONTRA A LIBERAÇÃO DO CIGARRO E DO ALCOOL??"
    O que eu gostaria de saber é se a senhora acredita que estaríamos melhor aplicando uma lei seca, como os americanos fizeram na década de 20, quando explodiu a criminalidade e a violência devido ao proibicionismo?

    Com relação ao crack, gostaria de saber qual a sua opinião sobre o trabalho do psicofarmacologista Elisaldo Carlini da UNIFESP
    http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/05/tratamento-contra-o-crack/

    mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Vendo alguns comentarios, percebemos que existe pessoas realmente alienadas referente ao perigo que a droga exerce sobre a vida de todos e da sociedade.
    Essa questão é muito mais sobre a legalização de um mato ou não.. e sim é sobre a familia brasileira, enquanto hoje varias familias brasileiras são destruidas pelo alcool, cigaro, que são drogas licitas, e ainda gerando um custo altíssimo para a saúde e segurança pública, agora ainda querem legalizar mais uma droga para acabar de vez com a familia, a saude e segurança publica.
    Não consigo compreender porque as pessoas pensão que se legalizar, o consumo ira diminuir, por acaso o alcool e o cigarro diminuiram ??? Pelo contrario, a cada dia os jovens acabam tendo contato com essa drogas licitas mais cedo.

    Hoje é muito facil ter acesso a informação, por favor busquem se informar e levantar todas as informações possiveis de profissionais competentes como a Psicologa Dra Marisa Lobo e o Dep. Federal Delegado Francischini e não de maconheiros …

    Vejam relatos de familias que perderam seus filhos para as drogas e agora são moradores de rua, sem rumo na vida, simplesmente vivendo como zumbi a cada dia atraz de uma droga, (MACONHA * CRACK) o que rolar….

    Quem é a favor da VIDA e da FAMILIA, é contra as DROGAS…

    Abaixo segue alguns motivos para NÃO LEGALIZAR A MACONHA (Essas informações são estudos realizados por profissionais da area de mediciona, psicologia e psiquiatria, e não por maconheiros que falam o que quer sem base científica)

    *Causa Crise Amotivacional e Depressão
    *Causa Paranóia e Alucinações Visuais
    *Pode causa dependencia quimica SIM
    *Causa crise de abstinência
    *Pode causar alguns tipos de cancer
    *Causa surtos psicóticos e pode desencadear esquizofrenia para pessoas com pré-disposição
    *Afeta o Raciocinio e Memória
    *Afeta a cordenação motora
    *Causa Importencia Sexual e infertilidade
    *Minimização de Risco
    *Distorção da perceção e atenção
    *Problemas respiratórios e cardíacos
    *Afeta o Globo ocular e secura na boca
    *Afeta o senso crítico e julgamento

    ResponderExcluir
  14. já explicaram acima os danos que causam já responde sua questão

    ResponderExcluir
  15. caraca os povo tá lendo os artigos , isso vicia mesmo sabia

    ResponderExcluir
  16. MACONHA PODE VICIAR SIM , CAMARADAS EU SOU VICIADO EM MACONHA NÃO CURTO OUTRAS DROGAS POR ISSO SOU CONTRA A LEGALIZAÇÃO, NÃO QUERO FILHO MEU FUMANDO ESSA PORRA , QUERO QUE ELES ESTUDE , JÁ BASTA A VIDA QUE LEVO SACO

    ResponderExcluir
  17. o problema de cair numa dependencia é quando nao se tem nada mais atrativo em sua vida (por um periodo eh claro, isso dps passa) porem o ser humano nao eh irracional , nao levanta caça come dorme, ele tem anseios e vontades , e este eh o perigo acho
    pelo menos pra mim

    ResponderExcluir
  18. Pânico Agudo: Uma reação de pânico tende a ocorrer em usuários sem experiência que acham a perda do controle de seus pensamentos bastante assustadora.

    ResponderExcluir
  19. Ai galera , tem horas que eu achu que fumar maconha e coisa de momento , que fase da vida , nao sei.....Mas tem horas que eu nao me vejo sem bagulho !! E foda !!!
    Mas uma coisa minha mae me fala desde pequeno que eu concordo !!
    " Tudo que e demais na vida , é muito ruim " !!!
    Achu que a coroa tem razao nesta parada !! ehehehe
    0

    ResponderExcluir
  20. não é a maconha que "muda" a vida e o pensamento de alguém.
    é a busca interna da pessoa. chega um momento (normalmente na adolescência) que é normal se parar pra pensar e escolher caminhos, é aí que nasce a piração e tudo mais. é aí que vemos o que é a verdade social e a nossa verdade e por aí vai...
    junta isso com uma ervinha na frente, e pronto. a responsabilidade disso é ela.

    ResponderExcluir
  21. teve uma epoca, q eu naum queria + saber dos meus amigos, so queria a erva! e so andava com os maconheiros, deixei de andar com os caretas, + axo q isso faz parte huahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  22. Ao se distanciar de pessoas que acontecem de não compartilhar este interesse seu, você está apenas limitando a sua vida e as experiências que podes acabar tendo nesta. MACONHA ALIENA

    ResponderExcluir
  23. Ai a mente humana é sinistra, po o universo é sinistro né, não sei se isso é util aqui, mais foi uma viagem sinistra ver isso tudo chapado, vi uma de forma diferente !

    ResponderExcluir
  24. eita brother, o foda eh que realidades vem e vão, o difícil é
    juntar todas em uma agradavel de se viver.

    ResponderExcluir
  25. Cara o texto é bem legal está em vários post, bacaninha aprendi um monte

    ResponderExcluir
  26. Ninguém vai falar das coisad s boas de fumar maconha meu qualê eu por exemplo entro na pira, fico doidão, fujo de tudo e boa .

    ResponderExcluir
  27. e vc acha isso bom, pois é depende do ponto de vista , o seu é disctorcido da realidade

    ResponderExcluir
  28. Tá me tirando meu , e se quero ficar doidão ?? o qeu vc tem que ver com isso ???

    ResponderExcluir
  29. cara ouça ou melhor leia o que escreve, a vida não é só fugir ficar doidão, cara isso não é vida é loucura

    ResponderExcluir
  30. a minha é , vc não sabe a merda de vida que tive então figir para a maconha é a melhor coisa que tenho a fazer sim

    ResponderExcluir
  31. Então pare de usar isso, está te fazendo mal, está te impedindo de ver as coisa boas da vida , tem muita coisa boa aí meu se liga cara posso te ajudar

    ResponderExcluir
  32. Como vai me dar uma grana, para comprar um baseado, ???isso me deixa succi

    ResponderExcluir
  33. Vou fazer mais que isso, vá na igreja cristã lá vai encontrar alguém que vai te ajudar muito a ser feliz de novo

    ResponderExcluir
  34. tÔ precisando mesmo ....... fui

    ResponderExcluir
  35. o que vocÊs deveriam entender é que o mal que a maconha faz é muito menor que o mal que ela faz quando o traficante lucra com ela. simples.

    ResponderExcluir

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog