terça-feira, 1 de março de 2011

Fumar maconha pode adiantar o aparecimento da esquizofrenia

GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO
Fumar maconha pode adiantar em quase três anos o aparecimento de esquizofrenia e de outros quadros psicóticos.
A conclusão é de uma revisão de 83 estudos científicos já publicados sobre a relação entre o consumo dessa erva e o transtorno.
  • Pesquisas sobre maconha viram armas no debate sobre legalização
Os resultados, divulgados no periódico médico "Archives of General Psychiatry", dão mais munição a pesquisadores que se opõem à liberação da substância ilícita.
No total, os pesquisadores das universidades de New South Wales, Austrália, e Emory, EUA, avaliaram dados de mais de 22 mil portadores de distúrbios psicóticos _sendo 8.167 deles usuários de maconha.
A doença aparecia em média 2,7 anos (cerca de 32 meses) antes entre quem consumia a erva do que nos membros do grupo-controle.
"Acredito que essa relação seja de causa e consequência, e a maconha tem um papel importante [no aparecimento precoce do transtorno] em certas pessoas", disse à Folha o psiquiatra australiano Matthew Large, um dos autores do estudo.
Uma hipótese é que pessoas com predisposição genética para esquizofrenia são mais suscetíveis à influência da maconha.
Nelas, os quadros psicóticos poderiam ser desencadeados pela alteração na concentração de neurotransmissores como dopamina e serotonina, causada pela droga, o que desregularia o funcionamento cerebral.
"Pessoas com histórico familiar de esquizofrenia devem ser instruídas a jamais usar essa droga. Não dá pra arriscar", diz Hélio Elkis, coordenador do Projeto Esquizofrenia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Segundo o psiquiatra, quanto mais cedo aparece a doença, pior o prognóstico. "Se surge na adolescência, o cérebro não teve tempo de se desenvolver completamente." Isso piora o deficit cognitivo, próprio do transtorno.

2 comentários:

  1. Tenho observado isso na prática em meus paciêntes, não podemos permitir a legalização muito menos a descriminalização , é banalizar a vida
    Dr. Sonia Psiquiátra /sp

    ResponderExcluir
  2. É verdade mesmo, tenho visto muitos esquisofrênicos em surto depois de fumarem maconha ,minha prima é uma delas , a maconha induziu a exquisofrenia, é triste más é verdade , sem falar que se for fazer uma pesquisa em um acomunidade terapeutica vai ver que praticamente 100% começou com maconha e alcool , é burrice não entender isso , tá na cara em pesquisas é muito sério mesmo

    ResponderExcluir

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog