terça-feira, 31 de maio de 2011

Estudo desvenda como maconha afeta processamento de informação emocional

Resultados também explicam a possível relação entre o uso de drogas cannabinoides e a esquizofrenia

Pesquisadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá, identificaram uma via crítica do cérebro responsável pelos efeitos da maconha sobre como o cérebro processa a informação emocional.
Resultados também ajudam a explicar a possível relação entre uso de maconha e a esquizofrenia.
O líder do estudo, Steven Laviolette e sua equipe descobriram que a ativação de receptores de canabinoides diretamente em uma região do cérebro chamada amígdala pode influenciar fortemente a importância da informação emocional e os processos de memória. A droga também aumentou dramaticamente os padrões de atividade dos neurônios em uma região conectada do cérebro chamada córtex pré-frontal, que controla tanto a forma como o cérebro percebe o significado emocional das informações sensoriais recebidas e a força de lembranças associadas a estas experiências emocionais.
"Estes resultados são de grande relevância clínica dada a evidências recentes que sugerem que a exposição à maconha durante a adolescência pode aumentar a probabilidade de desenvolver esquizofrenia mais tarde na vida", disse Laviolette. "Nós sabemos que há anormalidades na amígdala e no córtex pré-frontal em pacientes que têm a esquizofrenia, e agora sabemos que essas mesmas áreas do cérebro são fundamentais para os efeitos da maconha e outras drogas canabinoides sobre o processamento emocional."
Além disso, a equipe de Laviolette identificou um novo caminho cerebral pelo qual medicamentos que atuam sobre o sistema canabinoide podem distorcer a importância emocional da informação sensorial recebida que por sua vez pode levar a efeitos psicóticos secundários, tais como paranoias, associadas ao uso de maconha.
O desenvolvimento de compostos farmacológicos, e o uso de alguns já existentes, que bloqueiam ou modificam este caminho pode ajudar a controlar episódios psicóticos. Eles também poderiam ser usados para ajudar os pacientes com Transtorno de Estresse Pós-Traumático, que têm dificuldade em controlar o ressurgimento de eventos altamente emocionais em sua memória.
 FONTE :http://www.isaude.net/

Um comentário:

  1. pois os comentarios neste canal passam por aprovaçao. porque sera ? nao convem aparecerem aqui alguns. tristes !

    ResponderExcluir

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog