terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Anthony Wong ,diretor do CEAOTOX, Centro de Assistência Toxicológica da USP.diz que maconha vicia .

Drogas ilícitas

Anthony Wong é médico pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do CEAOTOX, Centro de Assistência Toxicológica da USP.

Entrevista concedida a Drauzio Varela
Drauzio – Quais os efeitos do THC sobre o organismo?
Anthony Wong –
Vários estudos já demonstraram que, dependendo da freqüência e da intensidade de uso, o THC pode afetar a função neuronal, comprometendo diversas funções cerebrais.
Sua ação é semelhante à do álcool. Se o indivíduo beber duas ou três doses de um destilado qualquer, perderá a capacidade de dirigir um automóvel. Com a maconha acontece o mesmo. Teste realizado com dez pilotos profissionais de aviões demonstrou como a droga interfere na coordenação. Em abstinência, valendo-se de um simulador de vôo, todos pousaram tranqüilamente um Boeing 737 numa pista. Quinze minutos depois de terem fumado um cigarro de maconha com 3% ou 4% de THC, nenhum conseguiu pilotar o avião a contento. O erro médio de pouso foi de dez metros para a direita ou para a esquerda, o que em terra poderia ter causado acidente de graves proporções. Uma hora depois, nova
tentativa e o erro em metros se manteve. Só depois de quatro horas, ele diminuiu para 7 ou 8 metros. Repetido o teste doze horas mais tarde, menos da metade dos pilotos conseguiu controlar o avião e o restante só o fez, dentro das normas satisfatórias de segurança, 24 horas após ter usado a droga.
Quem defende que maconha não faz mal, deve estar atento ao que acontece nos Estados Unidos e em certos países da Europa, onde o controle é mais severo. Se uma pessoa causar ou sofrer um acidente, será submetida a um teste para aferir não só o nível de álcool, mas também o de outras drogas no sangue. Nesses países, a punição para os infratores é cadeia na certa.
Portanto, é importante ressaltar que a maconha afeta a capacidade de raciocínio, de coordenação e a memória. Além disso, e principalmente, compromete a responsabilidade diante de comportamentos que tragam prejuízos para os outros e para o próprio usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog