segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Califórnia vota contra a legalização da maconha

Por Mary Milliken
LOS ANGELES (Reuters) - Eleitores da Califórnia rejeitaram através de uma votação na terça-feira a possibilidade de o estado se tornar o primeiro dos Estados Unidos a legalizar a maconha para o uso recreativo.
O país voltou sua atenção à votação da chamada Proposta 19 pois a legalização da droga deixaria a Califórnia em desacordo com as leis federais, e o governo do presidente Barack Obama já havia garantido que continuaria a processar pessoas no Estado por porte e cultivo de maconha.
Uma medida dissidente da Califórnia também poderia inspirar outros Estados, como ocorreu no uso medicinal da maconha.
Em 1996, a Califórnia liderou a nação com um referendo aprovando o uso da maconha para fins medicinais e outros 13 Estados acabaram aprovando a medida.
A aprovação da Proposta 19 também teria um impacto financeiro, pois abriria caminho para que os governos locais regulamentassem os "negócios" ligados à maconha, incluindo o cultivo comercial e a cobrança de impostos.
Defensores da legalização argumentavam que o fim da criminalização do porte de maconha liberaria recursos destinados à polícia e ao sistema judiciário, e seria um golpe aos cartéis de drogas, como ocorreu quando a proibição do álcool nos anos 1930 foi anulada, derrubando o comércio ilegal da bebida pelo crime organizado.
Grupos que apoiam a medida também pediram que eleitores considerassem a receita gerada pelo comércio da maconha, estimando 14 bilhões de dólares em vendas anuais ao Estado, receita que poderia ser tributada, especialmente no momento em que a Califórnia vive um profundo déficit orçamentário.
Mas com quase metade dos votos apurados, 56 por cento dos californianos votaram "não" e 44 por cento, "sim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog