quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"Será pior que o álcool", diz psicóloga sobre legalização da maconha


Psicóloga Marisa Lobo - Coordenadora Técnica da comissão

"A legalização da maconha é um importante passo para desbancar o narcotráfico e a violência no Brasil". Essa é opinião de muitos intelectuais, que apresentarão no mês de março, em um encontro da ONU, sugestões e medidas a respeito das políticas sobre compra / venda de drogas. Em contrapartida, autoridades brasileiras, como o secretário antidrogas de Curitiba (PR) e lideranças religiosas estão se reunindo para traçar metas e estratégias contra a liberação do uso / venda da erva. 
Em entrevista exclusiva ao Guia-me, a psicóloga cristã, pós-graduada em saúde mental, especializada em dependência química, transtornos mentais e programas terapêuticos, Marisa Lobo falou sobre os malefícios que o uso da maconha pode trazer ao usuário, a curto, médio e longo prazo. Segundo a profissional, caso fosse legalizado, o uso / venda da erva poderia tornar-se um problema social ainda pior que a situação do alcoolismo no Brasil.

Confira a entrevista na íntegra:
Guia-me: Há uma polêmica em torno do uso / venda da maconha, sua legalização e os malefícios diretos e indiretos que ela pode trazer à sociedade. Psicologicamente falando, como um usuário é afetado pelo uso deste entorpecente? Em que consiste este processo?
Marisa Lobo: Primeiramente precisamos deixar claro que maconha pode causar dependência química sim, e riscos a saúde mental e física. Sendo assim não deve de forma alguma ser legalizada pois legalizá-la será dar atestado de burrice a nossa  geração futura que são a esperança de um mundo melhor, digo  isso porque um dos malefícios da maconha é justamente o empobrecimento dos neurônios, a destruição dos neurônicos que são responsáveis por nossa memória
Resultados preliminares de uma pesquisa em andamento na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostram que consumidores de maconha têm performance até 30% inferior à de pessoas que não usam a droga em testes relacionados à capacidade de atenção, processamento de informações, abstração, organização de idéias, tomada de decisões e memória.
Diversos estudos científicos demonstram os prejuízos causados pela droga, em detrimento de informações propagadas na sociedade. Os efeitos são os mais diversos possíveis, a seguir listados, estão alguns efeitos e males causados pelo uso da maconha:
A curto prazo, os efeitos comportamentais típicos são: Período inicial de euforia, Ilariedade, Perda da definição de tempo e espaço: o tempo passa mais lentamente (um minuto pode parecer uma hora ou mais), e as distâncias são calculadas muito maiores do que realmente são (um túnel de 10 metros de comprimento.Pôr exemplo pode parecer ter 50 ou 100 metros.Coordenação motora diminuída,perda do equilíbrio e estabilidade postular,alteração da memória recente,falha nas funções intelectuais e cognitivas,maior fluxo de idéias. Pensamento mais rápido que a capacidade de falar,dificultando a comunicação oral, a concentração, o aprendizado e o desenvolvimento intelectual.  idéias confusas,aumento da freqüência cardíaca (taquicardia),hiperemia das conjuntivas (olhos vermelhos). aumento do apetite (especialmente por doces) com secura na boca e garganta.
Doses mais altas de maconha podem levar a: alucinações, ilusões e paranóias, pensamentos confusos e desorganizados, despersonalização, ansiedade e angústia que podem levar ao pânico, sensação de extremidades pesadas, medo da morte, incapacidade para o ato sexual (até impotência).
A longo prazo, a extensão dos danos, bem caracterizados,se restringem ao sistema pulmonar e cardiovascular, maior risco de desenvolver câncer de pulmão,diminuição das defesas, facilitando infecções, dor de garganta e tosse crônica,aumenta os riscos de isquemia cardíaca,percepção do batimento cardíaco. A mulher que amamenta passa as toxinas da droga para a criança através do leite materno, pode causar lesões no feto.
Como vêem, como podemos liberar uma substância, que vai degradar o ser humano, será muito pior que o álcool, que deveria ser proibido e não é porque vende milhões. Já estamos vivendo um grande problema de saúde pública que será ainda maior com a liberação dessa droga .

Guia-me: O uso da maconha é a porta para outras drogas? Haveria um "caminho" normalmente seguido pelos usuários ou isso não pode ser generalizado? (Ex: primeiro a maconha, depois, cocaína, etc.)

3 comentários:

  1. É ISSO MESMO , legalizaram o ALCOOL e o que aconteceu? mortes, acidentes de transito, violência , o que o governo ganhor com isso? o que nós ganhamos ? a maconha realmente será pior pois os estragos que o alcool causa serão piores com a interação com maconha , e a maconha é mais defastador e porta de entrada para outras drogas
    é muito sério isso acorda!!!!! NAÇÃO BRASILEIRA

    ResponderExcluir
  2. NOSSA !!! que coisa fáz tanto mal, e como querem legalizar no mínimo é o governos que quer ganhar impóstos, a custa da saúde mental de sue povo , é triste mesmo isso , dá vontade até de mudar de PARA OUTRO MUNDO é muito triste isso tudo tô chocada com esses maconheiros sem escrúpulos que em nome de um aprazer falso, engana nosso povo e induz a acreditar que maconha faz bem , pra quem????? é maconha deixa a pessoa burra mesmo Sueli/ curitiba

    ResponderExcluir
  3. como se a legalização ou não iria influir no consumo.. os usuários sempre irão continuar usando, só que de forma clandestina, como é atualmente!!
    Tanto é, que o período em que mais foi vendido etílicos nos EUA foi justamente durante o período da Lei Seca!!
    Então, acorda gente, a proibição não quer dizer não utilização!!
    Vamos pensar com a cabeça e não com o preconceito, se são 30% das pessoas que usam maconham partem para drogas mais pesadas, estamos desconsiderando totalmente os outros 70%!! E isso é certo?

    ResponderExcluir

Por favor sabemos que o assunto é polêmico,entretanto vamos manter o nível pois comentários com agressões verbais serão excluídos de ambas as partes

Pesquisar este blog